sexta-feira, 31 de julho de 2009

Despedida do GM Ikaro

Por MorraVadia

Direto da redação


Era o início de mais uma manhã de quinta-feira e o mês de julho já nos dava adeus, dia 30 para ser exato.

Cheguei ao Mercado Livre, Sala 3 quando o meu velho despertador soava rouco anunciando as 7h da manhã. Fui cumprir o mesmo ritual: verificar as vendas da minha lojinha - loja esta que deixo aos cuidados da vovó - quando vejo por entre lojas de ursinhos e cogumelos um inconfundível par de olhos vermelhos, um chapeuzinho de urso e ao sair de lá vi uma tarja branca dizer: Bom Dia!


Era o GM Ikaro que havia chegado há pouco tempo.


Ficamos lá conversando amenidades e tentando fazer nossos ranzinzas e desajeitados Yetis falarem ou dançarem, mas eles não estavam afim. Foi então que o Ikaro me falou sobre sua despedida, que este seria seu último dia como GM e que começaria a trabalhar em outro projeto da Levelup, as 13h ele iria se despedir e apresentar a JinMei, nova GM.

Fiquei pensando depois nisso, sobre estas figuras presentes em todos os Games, que são os Game Masters. Já joguei inúmeros outros MMORPG, tenho um Curriculum de fazer inveja a muitos garotos. Sou da velha guarda, se é que você me entende, anos 1980, Atari, Master System, depois Mega Drive e Nintendinho, Super Nintendo, Tíbia e então comecei a desbravar os MMORPGs, em alguns fazer certo sucesso e em nenhum deles eu conheci GMs como há no Brasil Maple Story.

Para o jogador comum, aquele que é anônimo em sua vida virtual, aqueles que vemos todos os dias, mas talvez sejamos incapazes de lembrar uma dúzia de nomes, a figura do GM assemelha-se em poder e glória a um semi-deus dos jogos. Apresentam-se na maioria das vezes com roupas hiper coloridas e com o que há de melhor no game que representam; armas e itens que um jogador comum talvez nunca venha a usar e infelizmente em sua maioria tratam todos com arrogância, soberba, descaso.

Mas se há algo que me deixa feliz no BMS é ver pessoas como o Ikaro, Vannor, Linne e a nova membro da família, a GM JinMei, distribuindo simpatia, conversando (ou melhor, tentando conversar) com os jogadores e incentivando-os a serem cada vez melhores.

Ikaro deixará saudades em todos os que o conheceram. E espero ainda poder vê-lo pelo Mercado Livre qualquer dia.

O sábio Pequeno Príncipe ao conversar com a raposa dizia que “tu te tornas eternamente responsável por aqueles que cativas”. O GM Ikaro cativou não apenas a mim, mas a uma legião de Maplestoryanos que hoje lhe abraçam e sentem dificuldade para dizer-lhe: Adeus!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

GM Ikaro se despede de MapleStory


No início da tarde desta quinta-feira (30), o GM Ikaro fez sua festa de despedida na Selva do Sono, na Ilha Victoria. O evento reuniu diversos jogadores e outros GMs do Maple, como Vannor, Linne e, recém-chegada, JinMei.

Quem chegou primeiro foi Vannor, anunciando que Ikaro logo chegaria também. Por volta das 13 h, todos os GMs já estavam na cidade da Selva do Sono.

Em sua festa, Ikaro disse que vai sentir muita saudade, já que está há 1 ano no MapleStory. Usando o tradicional chapéu de GM, ele contou que agora está em outro cargo e iniciará novos projetos (não revelados) na Level Up!.

Segundo Vannor, Ikaro está “literalmente mais perto”, o que significa que o GM não só está deixando o cargo mas também se mudando de mesa (ou sala). =)

Os GMs se mostraram muito simpáticos, bem humorados e conversaram com todos os jogadores. Alertaram que o evento era uma despedida do Ikaro e não um momento de perguntas, pois várias pessoas estavam freneticamente questionando sobre a classe “Pirata”, a 4ª classe e novas cidades.

Ainda no “bota fora”, foi apresentada a nova GM que substituirá Ikaro: a JinMei. Muito tímida, a nova Game Master falou pouco, porém participou da festa com muita alegria. Os GMs ficaram separados no mapa, com o objetivo de evitar aglomeração em apenas uma parte da cidade.

A despedida ainda teve direito à invocação de monstros, baús e partidas de jogos da memória com os GMs. A maior parte dos monstros era fraca, mas o que realmente importava era se divertir e esperar cair um item valioso.


Porém, houveram momentos em que a Selva do Sono se tornou um cemitério, de tantos túmulos e fantasminhas que apareceram. Segundo Ikaro, a Selva do Sono foi escolhida para o "bota fora" porque é o local onde ele realizou o seu primeiro evento no MapleStory. "Então tem o fator nostalgia", disse.

Ikaro mandou abraços para Gaúchos, Nordestinos e, no final, para todos do Brasil. Confessou ser santista e negou qualquer relação com o Corinthians. Apesar de deixar o MapleStory, Ikaro não está saindo da empresa Level Up!, o que significa que ainda o veremos em outros jogos, talvez não com o mesmo nick. O GM esclareceu que não está indo para o Grand Chase, como sugerido por alguns jogadores.

Com muita dor no coração, ele deixou seu bichinho de estimação, o macaco Ryuji, com Vannor e agradeceu a todos pelos votos de boa sorte. Brincando, ele confessou que vai sentir falta de "xeretar os outros e banir os sujinhos".

Também avisou, pela última vez, que não há previsão para Piratas (classe)!

O jogador asiadis criou um vídeo dos primeiros momentos da despedida. Confira:

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mini Yeti faz sucesso em sua chegada


Um dos mascotes mais esperados do Maple Story chegou à loja de Cash hoje, quarta-feira (29), assim que a atualização semanal foi finalizada e o acesso ao jogo restabelecido. O bichinho é conhecido por ser um dos monstros nativos de El Nath, cidade de Ossyria.

Muitos jogadores já adotaram o seu bicho do gelo, o que é algo difícil de acontecer justamente no dia da atualização. Geralmente, os jogadores compram cash durante o final de semana, já que não dá para afirmar com certeza qual novidade virá na manutenção.
Como nem tudo é maravilha, a Level Up! se esqueceu de colocar o livro de comandos do Mini Yeti para ser vendido, ou seja, os domadores teriam que adivinhar os comandos do mascote ou decorar através do site oficial.

O valor do bicho é 9.300 CASH, sendo, até agora, o mais caro de sua categoria. Para quem não tem paciência de aturar os grunhidos do Mini Yeti, as “Frutas Vermelhas Congeladas” também estão à venda para aumentar a amizade com mais velocidade.

Você pode equipar o monstrengo do gelo com o acessório “Asas de Anjo Branco”, disponível por
4.800 CASH, com 7 atualizações. Ainda não disponível no BMS (Brasil Maple Story) o acessório, ainda sem nome oficial traduzido, “Príncipe Pepe” combina mais com o visual do Mini Yeti. É provável que esse item chegue na próxima manutenção ou daqui há 2 semanas.

Particularmente, tive sorte com meu acessório, conseguindo acertar 6 pergaminhos de 60% em velocidade, resultando em um bônus de +12. Além do pergaminho de velocidade, é possível usar também os de salto, para dar um bônus extra na hora de pular.

Obs: A palavra mascote é feminina. Porém, acho ridículo falar “a mascote Mini Yeti” ou “ a mascote cachorro”. Por isso, aqui adapto para o masculino.

Level Up! busca aproximação dos jogadores


Na última quarta-feira (22), a Level Up! Games lançou o evento “Converse com um GM”, com o objetivo de se aproximar dos jogadores do game MapleStory.

Segundo informações do site oficial, o evento se encerra hoje, dia 29. Para o Maple Fantasy, fica claro que o jogo quer atingir dois resultados através desse evento:

- aproximação dos jogadores
- estimular maior permanência online dos players

A empresa quer quebrar a barreira de que GM’s são seres superiores que não podem conversar com a ralé, sendo essa considerada todo o restante do jogo. Essa atitude tem um lado positivo e negativo, ao mesmo tempo. Positivo, pois os jogadores poderão se sentir menos abandonados pelos GM’s. Negativo, pois esse interesse de proximidade é puramente comercial.

Vale lembrar a Level Up! é famosíssima por ter GM’s que adoram brincar de
Gasparzinho. Quase nunca estão logados, não realizam eventos e tão pouco fazem questão de conversar com jogadores comuns.

Entretanto, MapleStory tem tentado mudar esse cenário. Afinal, é um dos jogos mais recentes, com apenas 1 de vida no Brasil. Por isso, fica mais fácil construir a fama de um jogo em que GM’s se relacionam verdadeiramente do que investir na mudança de jogos onde eles estão “manchados”, como Ragnarok
.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Clã InSaNiTy inicia mudanças em sua aliança

por MorraVadia

O Clã InSaNiTy iniciou neste fim de semana a reformulação de sua aliança como primeira parte de uma série de mudanças que culminarão com o lançamento do Fansite Insanity, celebrando no mês de novembro o primeiro ano de vida do clã no Brasil MapleStory.

Segundo MorraVadia, Líder da Insanity e da Aliança CraZy LaNd, “as mudanças trarão novos ânimos para todos os aliados, criando uma gama de oportunidades para todos, possibilitando a entrada de novos membros, novos negócios, parcerias para boss e é claro muita diversão, marca registrada do nosso clã e aliança”.

Neste sábado (25), uma grande festa tomou conta do Mercado no Canal 10 por volta das 21h30 para celebrar a recém firmada parceria entre a Insanity e o novíssimo Clã MapleCave, formado pela equipe de moderadores do site de mesmo nome ficando de fora apenas MorraVadia (Moderador de Artes do MapleCave), uma vez que já é líder da Insanity. “Foi uma das melhores festas que já vi no Maple até hoje”, disse Azoth, um dos últimos a sair da festa.


Outra novidade na Aliança é a entrada do recém criado Clã LittleDolls, cuja líder é a ToqueFatal, uma mercenária comandada pelo MorraVadia. A Little foi criada para ser um clã para meninas, mas que aceitará também meninos que desejem fazer parte. KinhaH, MestreJr da LittleDolls, espera reunir dezenas de meninas que venham não apenas divertir-se na aliança, mas acima de tudo dar um toque de beleza a CraZy LaNd. O nível mínimo para a entrada dos membros ainda não foi decidido.

Com a entrada destes dois novos clãs a Aliança CraZy LaNd passa a ser composta por: InSaNiTy, VirusLove, MapleCave, InSaNiTyKiDz e LittleDolls. Você poderá encontrar outras informações na comunidade oficial da Insanity no Orkut:


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Atualização traz bugs e instabilidade


A atualização desta quarta-feira (15) trouxe algo que, para os jogadores de MapleStory, não é nenhuma novidade. Durante as primeiras horas, estava praticamente impossível fixar-se em um canal. A todo o momento, o canal inteiro caía, desconectando todos os jogadores. Além disso, o item “Asas de Michael” foi incluído no evento de CASH permanente, porém na descrição consta duração de 90 dias.

Segundo o comunicado publicado no site oficial da Level Up!, o bug das “Asas de Michael” deve ser resolvido no dia 16, das 7 ás 8 h. Também foi informado que quem já comprou o item depois da atualização não sairá no prejuízo, pois a duração também será permanente.

Essa não é primeira vez que um item sofre com atualização. No mês passado, o “Caixa Atendente de Ursinho” teve sua duração alterada para 90 dias, quando na verdade deveria ser apenas 1 ou 7 dias.

Para aumentar a divulgação do Anime Friends, o concurso de cosplay foi lançado aos jogadores de MapleStory. GM’s irão escolher os mais caracterizados com um personagem de anime para oferecer
o prêmio de 100 elixires energéticos.

Na lista de punidos, houveram 2 banidos por linguagem obscena, 4 por comportamento rude e, como de costume, alguns por uso de hack. É curioso o quanto está crescendo os bloqueios por comportamento. Na lista de hoje, foram bloqueadas mais pessoas por causa de atitude do que por uso de programas de hack.

Além de novos equipamentos de CASH, foi lançado o chamativo item “Barraquinha de Comida da Vovó” em 2 versões de duração: 7 dias e 1 dia. Na foto ao lado, o exemplo do item, com legenda criada pelo criativo jogador "BarbaNegra".

terça-feira, 14 de julho de 2009

Esclarecimento

Olá Pessoal!

Agora que o site começou a tomar proporções maiores, pessoas sem o mínimo de estrutura ficarão dispostas a gastar sua pouca força para denegrir a imagem desse veículo que tem como objetivo mostrar o outro lado da moeda.

Inicialmente, foram publicadas algumas postagens que me envolvem, afinal de contas, sou eu o único redator e, portanto, imagino que só poderia falar de coisas que eu tenho certeza absoluta da veracidade das informações. Se você veio aqui procurar uma coluna de fofocas, então dê meia volta.

Mas, se algumas das matérias forem observadas com mais ótica, fica perceptível que o assunto não trata somente sobre mim e tão pouco é só de meu interesse.

Por exemplo: “Ganhadores de concurso ficam sem premiação” – alerta os outros jogadores que os concursos de MapleStory não estão sendo levados a sério, já que o tempo para divulgação dos ganhadores foi extremamente extenso e a premiação não foi concebida.

Outro exemplo: “Sorte de quem comprou, diz GM sobre item com erro” – também mostra a posição da Level Up! sobre o erro que aconteceu na Loja Cash, podendo esclarecer muitas dúvidas de vários jogadores.

E, se lerem o primeiro post, verão que o meu e-mail e o meu skype estão à total disposição para sugestão de pautas e principalmente para contratação de redatores. Além disso, respondendo também a algumas críticas sobre os gráficos, quero dizer que o título dos itens das laterais estão “sobrando” intencionalmente, com o objetivo de tirar a idéia de site “todo arrumadinho e quadradinho”.

Se algumas poucas pessoas souberem fazer melhor do que isso, ao invés de criticar algo que pode ser muito benéfico, então aí sim eu poderia dar ouvidos. Mas, essas mesmas pessoas, só sabem criticar e atirar pedras em quem tenta fazer algo diferente. Quando apresentarem seus diplomas de Jornalismo ou de Design, eu acreditar nessas críticas, com caráter ofensivo.

Quem me odeia, não tem motivos, ainda, para odiar o site. A inveja pode não matar, porém, certamente causa uma doença horrível na sua alma.

Líder da Absynthe é hackeada

Na madrugada deste sábado (11), LikaChan, líder do clã Absynthe, foi hackeada por alguém ainda não identificado. Seu PIN, código de acesso ao jogo, foi trocado pelo autor da brincadeira e o clã foi deletado. Não se tem certeza se os itens da conta foram levados, mas nesses casos não há esperança de piedade por parte do ladrão.
“Só haviam duas pessoas que tinham a senha da minha conta. Uma, nunca seria capaz de fazer isso e a outra eu tinha brigado no mesmo dia”, diz Lika. Para a vítima, o suspeito é seu ex-namorado, conhecido como Ponka.

Ela conta que no sábado os dois tiveram uma discussão não amistosa e que, para se vingar, seu ex teria invadido sua conta e alterado o PIN, assim como deletar o clã.
O ex-namorado, Ponka, nega qualquer acusão. “É uma injustiça dizer que foi eu”, disse ele à Lohan, na tarde de domingo. Ele, que joga com o personagem “Chinwoo”, afirma que nunca faria uma coisa dessas.

Salazarino achou estranho a reação de Ponka quando falaram sobre o acontecimento. “Quando fui falar com ele, Ponka veio se defendendo na mesma hora, sem eu nem ter citado a zueira que fizeram na conta da Lika”, diz. Tanto para ele, quanto para diversos outros jogadores, não há dúvida de que Ponka seja realmente o autor do vandalismo.
Na tabela de punições da Level Up! não existe nada que possa punir quem faz esse tipo de coisa, pois para a empresa a senha é de total responsabilidade do jogador e cabe a ele passá-la ou não para outras pessoas.

Lika reconhece o descuido ao não ter trocado a senha, depois de brigar com Ponka. Porém, ela se defende. "A consciência de quem fez uma coisa dessas nunca poderá ficar tranquila", diz a jogadora.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

“Sorte de quem comprou” diz GM sobre item com erro


Foi isso que o GM (GameMaster) Vannor respondeu quando foi questionado sobre o bug do “Caixa: Atendente Ursinho de Pelúcia” 90 dias. Por volta das 13:20 desta quarta-feira (8), Vannor passeava pelo Mercado Livre quando foi cercado por diversos jogadores.

Um item que deveria durar 1 dia estava com o período errado, estendido para 3 meses. Vannor disse que “segundo a legislação brasileira, nada pode ser feito a respeito. Foi sorte de quem comprou”.*

Atualmente, para adquirir o item com duração de 1 dia, os jogadores devem pagar a quantia de 2.700 CASH. Esse mesmo item ficou disponível, por algumas horas, pelo mesmo preço, só que com duração de 90 dias. Alguns jogadores tem se revoltado com essa situação, já que são obrigados a gastar muito CASH se quiserem obter o mesmo benefício de 90 dias pela loja.

Comprando um item de 7 dias pelo preço de 9.400 CASH, durante 13 semanas, o jogador poderia gastar até R$ 122. Isso equivale a uma diferença de R$ 119,3, já que quem adquiriu o item com erro pagou cerca de R$ 2,70.

Quem acreditou que o bug não fosse corrigido ou, como disse Vannor, os sortudos, tem direito à loja de urso por 90 dias. Foi sugerido que o benefício por 90 dias voltasse a Loja, já que atingiu uma pequena parte dos jogadores. Mas, segundo o GameMaster, isso não irá acontecer.

Entramos em contato com a Central de Atendimento, onde o atendente Carlos nos informou que não há previsão para realizarem algum tipo de compensação aos jogadores que estão pagando mais caro pelo item.

* Infelizmente, não foi possível tirar a Screen Shoot da declaração devido ao alto flood do Mercado Livre. Porém, havia um grande número de jogadores que testemunharam o ocorrido.

Absynthe faz novas alianças com clãs


Nesta segunda-feira (6), o clã Absynthe criou uma aliança de clãs chamada “LastDrunkers” (Últimos bêbados), tendo como primeiro aliada a guilda LastBreath. A união teve um custo de 5 milhões de mesos, sendo realizada em Orbis – Ossyria. O objetivo é reunir forças e fazer amizades, colaborando com um ambiente mais produtivo no jogo.

Segundo Lika Chan, líder da Absynthe, esse laço é bastante representativo e não resta dúvidas de que será também bastante divertido. "Gostei mais por causa do pessoal, que é animado." Outros membros, confessam a admiração pelos clãs aliados. "Desde que eu era level 50, eu já admirava o Padre", diz Salazarino, mestre júnior da Absynthe.

A aliança de clãs é bastante importante para realizar missões mais complexas e derrotar monstros chefes, como Papulatus, Pianus e, o mais re
cente, Zakum.

Na noite desta terça-feira (7), a Absynthe incluiu o clã Fênix na LastDrunkers. Tudo começou quando GuccibyGucci, mestre jr da Fênix, anunciou em um megafone que não havia mais nenhum laço entre a guilda ModaFoca e o seu clã.

Em seguida, um megafone ativado por Lohan, um dos mestres jr da Absynthe, convidava a Fênix para se unir à LastDrunkers. Depois de alguns minutos, a Fênix respondeu, também via megafone, que aceitava a proposta.

Imediatamente, alguns membros da Absynthe, como Rodrigoxb, Hendryx, LikaChan e laelibrasil, derão as boas-vindas aos novos aliados, anunciando para todos os canais o recrutamento da guilda Fênix.

Para Padre, mestre da Fênix, a união poderá ser melhor do que ele imaginava. “Na aliança, existem muitas pessoas legais. Eu já as conhecia e não imaginava que jogaríamos juntos um dia”, diz.

Para reforçar ainda mais a união, os clãs júnior Absynthizin e FenixBaby também se tornaram aliados entre si.

Clãs se unem à Absynthe

Foi anunciado neste domingo (5), a junção das guildas AllStars e ANBU à Absynthe. A mudança aconteceu no mesmo dia, quando os dois clãs foram desfeitos para poderem se juntar à Absynthe. O objetivo é unir forças e amizade, fazendo com que o grupo evolua e se desenvolva.

Para acomodar cerca de 60 membros dos AllStars e ANBU com nível inferior a 70, foi criado também um clã mirim chamado Absynthizin. Segundo os líderes da Absynthe, os membros desse segundo clã poderão aprender mais enquanto desenvolvem o nível necessário para se juntar a guilda oficial.

Os demais membros, com nível superior a 70, ingressaram diretamente na Absynthe. A líder do clã, LikaChan, comenta que agora desafios maiores poderão ser concluídos, como matar com facilidade os chefes do jogo.

No mesmo dia da união, a Absynthe decidiu deixar a aliança que fazia com os clãs Season, Sublime e Sunset. Segundo Rodrigoxb, mestre júnior da Absynthe, a medida foi tomada porque haviam divergências muito fortes de perfis entre as guildas.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ganhadores de concurso ficam sem premiação

Diferente do que foi anunciado no site oficial de MapleStory, os ganhadores do evento de Screen Shots da cidade Koreana não receberão os prêmios. O concurso tinha o objetivo de promover a nova cidade, incentivando os jogadores a explorarem o novo local. Quem fizesse uma SS criativa e dentro do tema proposto, receberia roupas exclusivas da cidade Koreana.

O anúncio oficial do concurso dizia que o resultado dos ganhadores seria divulgado no próprio site. Porém, isso não ocorreu e despertou a curiosidade dos jogadores que haviam participado do evento. No fórum oficial, foi aberto um novo tópico para tratar do atraso da divulgação, onde os moderadores responderam que “O Concurso não foi esquecido. A premiação será feita em breve para os vencedores”.

No dia 24 de junho, finalmente foram anunciados os ganhadores: Nintendoluiz, Lohan, Vanora e HermioneChan. Nintendoluiz confirmou ao MapleStory Fantasy que não recebeu sua premiação. “Isso sempre demora, já até me acostumei. Nas outras vezes que ganhei também demorou muito.”

Entramos em contato com a Level Up! Games por telefone, buscando uma explicação para o ocorrido. A atendente, cujo nome prefiro não citar, orientou-me a abrir um Ticket para que os GM’s cuidassem do caso e não soube me dizer porque esse erro aconteceu. O Ticket continha a seguinte resposta:

"Informamos que em breve a premiação será disponibilizada nas contas de jogo MapleStory vencedoras desta promoção."

Mais um erro. Mais um deslize.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Make your Maple! Make your Story!

Olá Pessoal!

Sei que muito de vocês já me conhecem. Sou o Lohan, de MapleStory. Caso não se lembre do nick, certamente já ouviu falar do “Preserve o Verde”, não? Pois é! Acabo de inaugurar o MapleStory Fantasy, um blog totalmente inovador que tem o objetivo de escutar você, jogador.

Este é um meio de comunicação independente da empresa Level Up! Games, distribuidora de MapleStory no Brasil. Portanto, não se intimide em falar mal ou bem. O que importa aqui é a sua opinião.

Esperamos trazer para o blog todas as novidades de Maple, bastidores, dicas e denúncias. Atualmente, o blog conta só comigo para atualizações e manutenção.Quer ser um dos redatores? Tem habilidade com a escrita ou com manutenção de blogs (html, photoshop, flash, etc)? Junte-se a nós! Mande um mini-currículo para o meu e-mail que analisarei com atenção e certamente enviarei uma resposta.

Caso você tenha uma sugestão de assunto para debatermos ou alguma dica super legal, por favor, envie diretamente para o meu e-mail fernandofreiria@gmail.com ou me adicione no skype: fernando.freiria

Por enquanto é isso pessoal! Ainda hoje, faço o primeiro post oficial do MapleStory Fantasy. Fique ligados!