Os membros moderadores da comunidade de MapleStory, no Orkut, foram retirados de seus cargos na manhã desta quinta-feira (17). De acordo com Vili, responsável pelas comunidades e fóruns dos jogos da Level Up!, a medida tem como objetivo entender a confusão e discórdia que tem morado nas entrelinhas.
Um incansável debate começou logo após a criação do tópico para entender o que tem acontecido com a Maple Story Oficial. Moderadores se defendiam, alegando que tudo estava normal e não havia necessidade da remoção.
Entretanto, de acordo com a publicação de Vili, várias reclamações chegaram até ele, que foi pessoalmente na comunidade verificar de perto o que estava acontecendo. "Cheguei a ver vários tópicos de flames abertos contra jogadores, xingamentos e até mesmo baixarias e confesso estar desapontado", publicou o moderador.
Alguns tópicos como o “Pérolas” e “Quadrinhos MapleStory” tem se tornado um lugar de publicações impróprias e, muitas vezes, ofensivas. As postagens de baixo nível não foram apagadas pelos moderadores, que chegavam até a incentivar a publicação de coisas do tipo.
Um caso que gerou muita discussão no tópico foi a expulsão de um membro por, segundo os moderadores, violar o artigo 5º da Constituição Federal – parágrafo XII, que diz o seguinte:
“É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”
Segundo, Luis Liporoni, gerente do departamento Jurídico de uma empresa, a lei se aplica para os casos de interferência de terceiros no diálogo de outras pessoas. Nesses casos, a violação de lei é feita quando uma pessoa que não participou da conversa grava sem permissão e divulga o material. “Não é nenhum crime e não viola nenhuma lei se um dos locutores (quem participa da conversa) gravar o diálogo” explica o advogado.
Até que tudo de resolva e se chegue a um consenso, a supervisão da comunidade no orkut será realizada somente pelo responsável, Vili. Não foi divulgado se a antiga equipe poderá voltar à moderação ou se será realizada uma nova escolha de membros.
2 comentários:
Lohan,
como a comu virou local pra ofensas generalizadas,
vou postar aki (já que prometi a mim mesmo que não postaria nada mais naquele tópico)
A Lei que trata dos crimes em meios de telecomunicação é a Lei 4.117.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4117.htm
Nela não resta qualquer margem pra dúvida,
não constitui crime algum o registro de suas próprias conversas, e mesmo a divulgação delas.
No entanto, pelo CPC, para a utilização de tais conversas como meio de prova não é possível.
Mas isso não constitui crime nem qualquer coisa parecida...
Postar um comentário