
Oi pesssoal!
Assistindo os acontecimentos recentes sobre casos de hackers no MapleStory, resolvi compartilhar a minha opinião para que, talvez, vocês tenham uma reflexão diferente ou mais profunda. Antes de qualquer coisa, não estou nem perto de defender o hack. Apenas, siga minha linha de raciocínio.
O negócio é que o hack sempre existiu em todos os jogos online. Conheci esse “truque” há 6 anos, quando jogava Ragnarok e tentava conversar com personagens robôs, que eram controlados por um programa de computador e não por pessoas – os famosos “bots”.
Bom, a pergunta é: você já jogou algum game aonde não exista nenhum tipo de hack ou formar de trapacear? Pois é, eu acho que não. Se existe uma vacina é porque existe um vírus e vice-versa. Só que nesse caso, o vírus só infecta quem deixa ser infectado.
Você já jogou banco imobiliário? Ótimo. Já roubou alguma notinha do banqueiro ou deixou de pagar um aluguel para um amigo esquecido no Morumbi? Bom, a resposta é quase unânime. A questão pessoal é que isso é uma coisa totalmente virtual, assim como o dinheiro do banco imobiliário é totalmente inválido.
Só que, assim como existem pessoas que roubaram a notinha do banqueiro, existem aquelas que preferem ganhar ou jogar de forma justa e limpa. Mas quem pode escolher qual caminho seguir é somente o jogador. Ele é quem vai decidir qual a sua forma de jogar.
Agora, o problema fica sério quando isso prejudica pessoas que não tem nada a ver com a situação. Porque agora você não está roubando a notinha do banqueiro. Está roubando a do seu colega. Está prejudicando o jogo dele e não mais apenas trapaceando o seu próprio. Por que as pessoas fazem isso? Porque não há graça no hack. Para um hacker, tudo é entediante. É como pegar o atalho na ilha no Super Mario World e zerar o game em 30 minutos. O que você vai fazer agora?
A culpa é da Level Up!? Putz, acho que não. Ela tem os direitos aqui no Brasil, certo? Mas quem aqui realmente sabe sobre direitos de distribuição de games online para apontar o que a LUG deveria estar fazendo?
O que ela pode fazer? Punir? Não me faça rir! Nem que ela bloqueasse o IP de um hacker, o BMS estaria livre deles. Se alguém é capaz de usar um programa para se beneficiar, que artimanhas ele não usaria para maquiar o IP? O problema não está na punição. Afinal, existem banidos todos os dias e todo mundo já esta careca de saber que são sempre as mesmas pessoas com outros personagens. Não é irônico o personagem mais alto do jogo ser banido por uso de hack? Justo o nível mais alto. Então você acredita que quem é capaz de ousar usar hack em personagem original não se delicia usando em mulas (personagens falsos)?
Felizmente, todo mundo está propício a falhar. E é assim que descobrimos o que é, na verdade, o certo a ser feito. Vocês acham que a Level Up! nunca errou? Já baniu a Orihime por engano – confundido os nicks na hora da punição. Já me puniu por Kill Steal totalmente inválido. E olha que ainda tem gente que até hoje jura de pés juntos que as tantas pessoas banidas anteriormente foram de forma injusta e manipulada. Mas então, meu caro amigo Lohan, por que a sua punição foi injusta e a dos outros players não? Ora, muito simples! Porque eu fiz a punição dos Ksers que o BMS inteiro sempre reclamou e nunca conseguiu punir. Porque eu procurei saber como funcionava essa regra e principalmente quando ela deveria ser aplicada. Porque eu consegui fazer com que a paz reinasse por, pelo menos, uma semana até que os “attackers” perdessem o medo e começassem tudo de novo. E, principalmente, porque muito antes de eu ser punido, fiz questão de postar no fórum oficial o tipo de manipulação que estava sendo feita para uma vingancinha de segunda série. Ah, mas odeio esse assunto cadáver, morto há séculos. É que se estamos falando de regras e principalmente da quebra das mesmas, é um ótimo exemplo para ser citado.

Mesmo sabendo do grande problema de KS no jogo, ainda mantém a mesma punição de, no máximo 15 dias, que foi gozada pelos praticantes fiéis de KillSteal. Só que, na segunda punição por linguagem obscena, o bloqueio é permanente e bye bye Brasil. Falhar “Filha da P---“ não pode, mas o KS tá liberado.
É óbvio também que eu acredito que o monitoramento dos GM’s aumentou, mesmo estando fora do Maple por tanto tempo. Mas, sinceramente, de que adianta esse monitoramento? Por que os GMs não fazem um trabalho de conscientização, mostrando que o jogo deve ser um ambiente saudável e não um campo de batalha (principalmente no Maple, onde não existe PvP)?
Se a programação vem da Nexon, quem deve cuidar de um escudo contra essa ameaça é ela. Mas é complicado também culpá-la por esses problemas, pois eu sinceramente acredito que sempre existe um meio de driblar a segurança. Felizmente, nossa tecnologia anda à passos de gigante e por mais sofisticadas que sejam as medidas preventivas, sempre haverá uma pessoa capaz de estalar os dedos e pular a muralha. Entende o que quero dizer?
Em meio a essa tecnologia virtual, ninguém deve ser capaz de esquecer que somos seres humanos e fomos abençoados com o mais perfeito dom: o da escolha. Podemos escolher quebrar regras, prejudicar as outras e conseguir itens sem o mínimo de meritocracia, ou jogar de uma forma limpa, que nos traga orgulho de possuir um personagem em um ambiente virtual que seja tão justo quanto quem está do outro lado do monitor.