quarta-feira, 10 de março de 2010

Fanáticas por games vira matéria no G1

Nesta segunda-feira (8), o Brasil parou para distribuir rosas no Dia Internacional da Mulher. O portal de notícias G1 fez uma matéria especial sobre o poder feminino na indústria de games do Brasil. Com muito bom humor e descontração, as garotas contaram um pouquinho sobre essa ambiente, geralmente dominado pelos garotos.

O preconceito de que menina não joga videogame acabou junto com o megadrive. Hoje, elas conquistaram esse universo antigamente 100% masculino e mostraram que a mulher tem mais poder do que se pode imaginar. E essas garotas que quebraram esse conceito, hoje trabalham na indústria de games - o lugar que todo gameníaco sonha estar um dia.

Alleria, ex-moderadora do fórum de Ragnarok, Grand Chase e Perfect World, conta para gente sobre o que pensa a respeito das gamemaníacas. Sem papas na língua, ela deixa claro que não acha certo "olhar para um homem e dizer que faço algo melhor que ele só porque sou mulher". Confira:

MSF - Você acha que o crescimento da participação da mulher na indústria de games fez diferença?

Alleria
- Tanto quanto em qualquer outra indústria. Você acredita que as mulheres fizeram diferença na política, por exemplo? Por quê? Só por serem mulheres? Quem faz a diferença são as boas idéias, independentemente de qual cromossomo o indivíduo que a teve carrega.

MSF
- Há alguma tarefa que a mulher faz melhor que o homem nesse setor?

Alleria
- Dizer que existem tarefas que fazemos melhor seria tão preconceituoso quanto dizer que existem tarefas que fazemos pior. Seria partir do pressuposto que somos melhor ou pior em algo. Ou não?

Se você desempenha bem ou mal o papel para qual foi contratado, isso não tem relação alguma com o fato de você ser homem ou mulher. Está relacionado a sua formação pessoal e profissional, ao que você tem a agregar como pessoa, a sua bagagem intelectual.


Acho engraçado o fato das pessoas comprarem o tal discurso da igualdade, mas depois aparecem com essa conversa de que "mulher é sempre mais detalhista", "homem sempre é mais forte emocionalmente", como se isso fosse verdade absoluta. Conheço vários homens que são bem mais detalhistas do que eu. Que problema há nisso?


MSF
- Para você, como é trabalhar nesse ambiente?

Alleria - Quanto a ser mulher em um ambiente onde predominam homens, não vejo muitos problemas. Acho engraçado porque rola certo misticismo por parte do público, mas na verdade escritórios "gamers" não deixam de ser escritórios.

É um ambiente de trabalho como qualquer outro. Você encontrará aqueles que são super simpáticos só por você ser mulher, assim como encontrará aqueles que vão considerá-la inferior só por ser mulher. Mas, me diga: qual lugar do mundo não é assim? Não é exclusividade dos profissionais do “mundo gamer”.

E você? Tem alguma aventura feminina no universo de games? Conte para nós! Envie sua história para maplestoryfantasy@gmail.com, contendo nick e classe em MapleStory.


Um comentário:

Anônimo disse...

P: E você? Tem alguma aventura feminina no universo de games?


R: Sim ,conheci uma player que era mulher de VERDADE! O.O'
[nos tempo dos shemales isso foi uma grande aventura xD]